PROJECTOS >> Hospitais e Investigação >> Hospital de Lisboa Oriental
Dados Gerais

Hospital de Lisboa Oriental

Lisboa, Portugal


Ministério da Saúde


Souto Moura Arquitectos, SA


179980,00 m 2


Detalhes

O Hospital de Lisboa Oriental, localizar-se-á na zona de Chelas e integrará duas parcelas de terreno, fisicamente independentes e separadas pela Av. Dr. Augusto de Castro, localizando-se na parcela de maior dimensão o edifício hospitalar e na parcela de menor dimensão o edifício de ensino e investigação. A interligação entre os dois edifícios é garantida por um túnel que os une ao nível da cota 55.83 – piso -1, permitindo para além do ligação de pessoas o atravessamento das infra-estruturas necessárias entre os dois edifícios.

O complexo têm uma área total de construção de 250.000 m², contendo 3 pisos enterrados onde se localiza o parque de estacionamento de 1800 lugares, e as áreas técnicas. No piso -1 e com ligação directa para o exterior para Norte localiza-se o serviço de Urgência e o núcleo Materno Infantil. Na zona central do piso 0 encontram-se as áreas públicas, com o serviço de Atenção ao Utente e Admissão de Doentes. Em áreas mais reservadas desse piso a Norte e a Sul da zona de entrada localizam-se os serviços de Endocrinologia e Reumatologia, Cardiologia e Pneumologia, Medicina Interna, Doenças Infecciosas, Ortopedia, Oftalmologia e Otorrinolaringologia. No piso 1, 2 e 3 localizam-se os serviços de internamento especial, a unidade de Cuidados Intensivos, a unidade de queimados e os blocos operatórios. As áreas de internamento estão localizadas entre o piso 3 e o piso 7.

No desenvolvimento do Projecto teve-se como base as seguintes premissas:
• Segurança:
o Do ponto de vista da Estabilidade destaca-se o estudo do comportamento sismo-resistente do edifício com o objectivo de garantir não só a estabilidade como também assegurar a funcionalidade do edifício após a ocorrência de um sismo,
o Do ponto de vista da segurança contra Incêndios, tendo em conta que se trata de uma unidade Hospitalar, tendo o edifício que garantir a funcionar mesmo em situações de catástrofe, adoptaram-se medidas muito restritivas tanto no projecto de Arquitectura como nos projectos das engenharias, com a finalidade de minimizar ao máximo, de eclosão de um incêndio, e no caso de este ocorrer, não se desenvolva, ficando circunscrito a uma área restrita.
• Funcionalidade:
o Estando os utilizadores de um hospital num estado debilitado, o tratamento ambiente (qualidade do ar interior, aquecimento, arrefecimento e humidificação) é muito importante. Nas áreas de especiais como por exemplo o Biotério, os blocos operatórios, as unidades de cuidados intensivos, na unidade de queimados e de infecto-contagiosos, previram-se sistemas independentes com com níveis de filtragem especiais e unidades do tipo higiénico. Nestas áreas o controlo específico de temperatura e da humidade também foi especialmente cuidado.
o O Projecto prevê redundância absoluta na alimentação de energia, água e gás aos edifícios.
o A iluminação interior também teve um papel muito importante tendo o Projecto obedecido a critérios técnicos que pretendem em cada compartimento um ambiente correcto com níveis de iluminação adequados à ocupação prevista e ao tipo de tarefas a desenvolver.
o Na zona específica dos blocos operatórios previu-se um sistema de isolamento de base por forma a minimizar o nível de vibrações no interior destas áreas.
• Eficiência energética e sustentabilidade
o O projecto tomou opções para optimização energética e utilização racional de energia, tendo previsto a instalação de um Sistema de Cogeração / Trigeração e sistemas de reaproveitamento de Energia Solar.
? Economicamente viáveis.


Hospital de Lisboa Oriental
Hospital de Lisboa Oriental
Hospital de Lisboa Oriental
Hospital de Lisboa Oriental
Hospital de Lisboa Oriental
Hospital de Lisboa Oriental
Hospital de Lisboa Oriental
Hospital de Lisboa Oriental
Hospital de Lisboa Oriental
Hospital de Lisboa Oriental
Hospital de Lisboa Oriental
Hospital de Lisboa Oriental
Hospital de Lisboa Oriental
Hospital de Lisboa Oriental
Hospital de Lisboa Oriental
esq
dir