Dados Gerais

Hotel Miramar

Estoril, Portugal


Estoril Sol, SGPS, SA


GB ARQUITECTOS, Lda


12030,14 m 2


Detalhes

Situada no Monte Estoril, em Cascais, nas imediações da Avenida Marginal, a área de intervenção do Plano Pormenor estende-se sobre o declive de uma encosta orientada a sul, confrontando-se a norte com a Avenida das Acácias e a sul com a Avenida de Sabóia. Os arruamentos a nascente e a poente, designadamente a Rua do Pinheiro e a Rua Vitorino Vaz, definem por sua vez os principais pontos de acessibilidade ao terreno.

Na área de intervenção do Plano integram-se uma construção com área de implantação correspondente a 850 m2, um anexo cuja área de implantação corresponde a 40 m2 e o logradouro com a área remanescente de 5.156 m2.

Esse terreno, bem como as respectivas benfeitorias, são parte integrante da urbanização iniciada nos finais do Século XIX em consequência da forte transformação urbana e social operada ao concelho nessa época. A construção actualmente designada como Hotel Miramar tem precisamente as suas origens numa construção dessa época, perfeito exemplar de uma arquitectura dita de veraneio, cujo projecto se reporta então à autoria do engenheiro Almeida Pinheiro.

O Plano prevê à construção de um empreendimento turístico de elevada qualidade e de reconhecimento internacional, a realizar no local onde actualmente se encontra implantada a ruína do Hotel Miramar. O novo empreendimento turístico deverá ter desenvolvimento para norte, consolidando perifericamente o limite do lote, respeitando a sua implantação a estrutura arbórea existente e procurando simultaneamente libertar a maior área permeável de terreno possível. Prevê-se a demolição do edificado existente na área de intervenção, sendo salvaguardada a preservação de elementos como a fachada sul da ruína e o seu torreão quadrangular. Estes dois elementos, bem como toda a massa arbórea, funcionam como símbolos da memória daquele lugar, outrora ocupado pelo antigo Hotel Miramar

O novo edifício com uma área de implantação de 1711.37 m² será constituído por 108 unidades de alojamento, áreas comuns, restaurante, salas de estar, salas polivalentes, bar, piscina e ginásio. É composto por um piso de entrada (piso 0), três pisos de quartos (piso 1,2 e 3) e dois pisos de estacionamento (piso -1 e -2). O projecto totaliza uma área bruta de construção de 12030.14m², incluindo área de estacionamento em cave de 3293.88m².


Hotel Miramar
Hotel Miramar
Hotel Miramar
Hotel Miramar
Hotel Miramar
Hotel Miramar
Hotel Miramar
Hotel Miramar
Hotel Miramar
Hotel Miramar
Hotel Miramar
Hotel Miramar
Hotel Miramar
Hotel Miramar
Hotel Miramar
esq
dir